Conheça quais são as profissões mais stressantes

O stresse tem um impacto significativo na vida das pessoas, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. No trabalho, em particular, o stresse é sem dúvida uma das principais causas que contribuem para o mal-estar e insatisfação dos trabalhadores. Nesse sentido, existem, como é natural, profissões mais stressantes do que outras, como veremos mais abaixo, as quais podem ter algum peso quando tiver de escolher uma profissão ou, pelo contrário, estiver a ponderar mudar de profissão.

As profissões mais stressantes

A dada altura, independentemente da profissão, existem situações passíveis de causar algum stresse, todavia, por outro lado, existem também profissões cujo stresse é parte integrante do quotidiano dos trabalhadores, como:

Bombeiro – Apesar de ser, por vezes, uma profissão muito gratificante, por permitir que se salvem pessoas, edifícios e bens materiais, coloca também grandes riscos relacionados com a deflagração e propagação de incêndios.

Coordenador de eventos – Quando não se dispõe de muito tempo para organizar um evento, coordenar a sua realização, embora dependa da sua dimensão, pode ver um verdadeiro quebra-cabeças para garantir que tudo decorre dentro do programado.

Jornalista – Trata-se de uma profissão stressante na medida em que exige que, dia após dia, os trabalhadores que trabalhem nas redações tenham de conseguir novas notícias para publicar, o que envolve deslocações, contactos, bem como capacidade de entregar o material a tempo e a horas.

Militar – Os militares, quando estão ativamente em cenários de guerra, estão sujeitos a situações de enorme stresse face aos riscos que enfrentam diariamente, que colocam em risco a sua integridade física.

Piloto de aviação – Apesar de ser para muitos uma profissão de sonho e proporcionar bons salários, não está isenta de stresse, pois, por vezes, há que voar em condições meteorológicas difíceis e não existe espaço para erros, além da responsabilidade que o mesmo tem sobre a vida de muitas pessoas.

Polícia – Embora seja uma profissão que permite às pessoas contribuírem para a comunidade, ao torná-la mais segura, por vezes, há que interagir com pessoas perigosas e intervir em situações que podem colocar riscos para a sua condição física.

Naturalmente, saber de antemão quais são as profissões mais stressantes não invalida que não possa optar por ter uma carreira estável numa das mesmas, pois depende da sua propensão para a mesma, bem como da sua capacidade de lidar com o stresse em contexto de trabalho.

Comentários