Como divulgar o currículo na internet

Para potenciar as suas hipóteses de conseguir emprego, face à enorme concorrência que enfrenta atualmente, nada como aprender a divulgar adequadamente o seu currículo online em plataformas indicadas para o efeito. Mas, como divulgar o currículo na Internet?

Na realidade, existem diversas plataformas que lhe permitem criar uma página oficial com o seu perfil e que permitem, em simultâneo, anexar o seu próprio currículo, quer privadas, como é o caso do LinkedIn, quer públicas, como no site do IEFP.

Então, como divulgar o currículo na Internet?

Para retirar os devidos proveitos de ter o seu currículo na Internet, é preciso criar um plano de divulgação adequado que englobe, por exemplo, estratégias como:

Anexar o currículo em candidaturas espontâneas – As candidaturas espontâneas são uma das melhores formas de conseguir emprego e, por isso, sempre que se candidatar a um emprego através da Internet, certifique-se de anexar o seu currículo, ou de deixar uma hiperligação para o mesmo, de forma a que os responsáveis dos recursos humanos o possam verificar.

Divulgar o link em sites especializados – Faça uma pesquisa rigorosa de todos os sites especializados em emprego que lhe permitem criar um perfil e deixar um link para o seu currículo. Isto permite levar mais tráfego à sua página curricular oficial e aumentar as suas hipóteses de sucesso.

Potenciar as redes sociais – As redes sociais são fundamentais no mundo laboral contemporâneo e uma ótima ferramenta de networking, por isso, sempre que for pertinente, divulgue nas mesmas o link para o seu currículo.

Recorrer a fóruns – Os fóruns continuam a ser ótimas plataformas para divulgar o currículo. Isto acontece porque a generalidade dos mesmos permite que adicione uma hiperligação à sua assinatura. Isto significa que, sempre que fizer uma intervenção nos fóruns, o link para o seu currículo ficará visível a quaisquer potenciais interessados.

Usar sites de classificados – Vários sites de classificados, desde o Custo Justo até ao OLX têm áreas dedicadas à prestação de serviços. Estes sites recebem imenso tráfego, o que pode ser bastante interessante para si, se criar um anúncio nos mesmos relativo à prestação de serviços dentro da sua área. Para conferir credibilidade ao seu anúncio, deixe uma hiperligação para o seu currículo, de forma a que as pessoas interessadas o possam consultar.

Ao recorrer às estratégias supracitadas, poderá promover o currículo e, concomitantemente, aumentar as suas hipóteses de conseguir uma oferta de emprego real.

Comentários