Como escolher uma carreira profissional

Como escolher uma carreira é uma pergunta recorrente para muitas pessoas que chegam a um ponto das suas vidas que têm necessariamente de escolher um rumo profissional. No decorrer da sua vida académica, é habitual os estudantes não terem tempo para pensar na escolha de carreira e no que fazerem quando terminarem um determinado curso, pois, normalmente, quer devido às exigências do estudo, quer devido a circunstâncias pessoais, não lhes é possível parar para pensar no que realmente gostariam de fazer e nas oportunidades que têm ao seu dispor.

Descubra como escolher uma carreira profissional

Uma escolha de carreira é uma decisão que deve ser muito bem ponderada devido à importância que a mesma terá na sua vida. Nesse sentido, uma escolha acertada requer que você siga invariavelmente algumas etapas, como:

Autoconsciência – A primeira etapa da escolha de uma carreira é, indubitavelmente, a autoconsciência, a qual implica que você possa identificar quais são as suas capacidades, interesses, valores, traços de personalidade, entre outros aspetos, que o possam ajudar na sua escolha, além de lhe prepararem para potenciais futuras questões nas inevitáveis entrevistas de trabalho.

Oportunidades – A próxima etapa é identificar quais as áreas em que gostaria de trabalhar e quais as profissões que, a seu ver, melhor se adaptariam ao seu perfil. Depois desta identificação, para se escolher uma carreira com futuro e com relativa estabilidade, deve-se estar atento às oportunidades do mercado, isto é, identificar o que o mercado de trabalho procura e necessita e como você pode-se integrar no mesmo, tendo como base as áreas em que gostaria de trabalhar.

Decisão e acção – Com base na identificação do que você procura, bem como do que o mercado necessita, deve poder tomar uma decisão da carreira que pretende optar e agir com base na mesma. Nessa ótica, a escolha da carreira deve ser feita atempadamente. Além disso, deve estar atento às oportunidades que o mercado apresenta, caso possa candidatar-se a um emprego que lhe possibilite a carreira que pretende, mesmo que ainda não tenha finalizado o seu curso.

Como escolher uma carreira é, sem dúvida, uma decisão difícil, porém, se seguir as etapas que veiculamos acima, decerto poderá fazer uma escolha devidamente fundamentada, que lhe trará os devidos proveitos ao longo da sua vida profissional.

Comentários