Como fazer uma Carta de Apresentação Profissional
Como fazer uma carta de apresentação profissional é uma dúvida recorrente em pessoas que estão à procura de emprego e pretendem potenciar as suas hipóteses de conseguir o cargo que pretendem.
Isto acontece porque, independentemente da mesma ser destinada a uma candidatura espontânea a um potencial cargo ou, pelo contrário, destinada à resposta a uma oferta concreta, é inegável que uma carta de apresentação é a introdução de um candidato ao empregador, devendo, por isso, causar uma boa impressão no mesmo.
Uma carta de apresentação profissional não é, de forma alguma, um substituto do currículo, mas sim um complemento e, nesse sentido, deve ser não só um relato breve das habilitações e capacidades do candidato para um cargo em particular, mas também representar a forma como este comunica.
Como fazer uma carta de apresentação
Tendo isto em consideração, para criar uma carta de apresentação profissional, deverá certificar-se que a mesma, além de concisa, sóbria e sem erros, quer ortográficos, quer gramaticais, contém os seguintes elementos:
Identificação do candidato – O candidato deverá identificar-se a si próprio, indicando o seu nome, endereço, bem como as suas formas de contacto, como o telefone e e-mail.
Identificação do destinatário – Uma carta de apresentação deve ter também a identificação do destinatário, referindo o seu nome, cargo que ocupa (por exemplo, Diretor de Recursos Humanos), e ainda o endereço.
Data de envio – Após identificar o candidato e o destinatário da carta no seu documento, deverá indicar a data em que a mesma foi redigida.
Assunto da carta – No primeiro parágrafo do texto, deve-se indicar o cargo a que se candidata, bem como a empresa e departamento, caso sejam distintos dos indicados na identificação do destinatário.
Identicação do anúncio – É importante que, se enviar uma carta de apresentação em resposta a um anúncio de emprego, a carta identifique corretamente o anúncio, bem como a referência, caso a tenha.
Referência ao currículo – Quando elaborar o seu texto, o candidato, depois de identificar o assunto, deverá fazer referência ao currículo em anexo, o qual apresenta a sua formação e experiência profissional.
Saudações iniciais/finais – O candidato deve iniciar o texto concreto com uma saudação (ex: Ex.mo Senhor/a), aproveitando depois então para justificar a sua candidatura, bem como as suas motivações. O candidato deve ainda disponibilizar-se para qualquer potencial contacto e despedir-se com uma saudação final, seguida da sua autenticação com assinatura.