O que Fazer Desempregado – Dicas para se manter ativo!
O que fazer desempregado é uma questão recorrente para todas as pessoas que perderam o seu emprego ou que, pelo contrário, acabaram o seu curso e encontram-se, pela primeira vez, no mercado de trabalho em busca da primeira oportunidade de emprego.
Naturalmente, mesmo estando desempregado, isto não invalida que se mantenha ativo, pelo contrário, deverá aproveitar a oportunidade para colocar em prática um plano que permitir-lhe-á arranjar emprego rapidamente.
Saiba o que fazer desempregado
Se não está familiarizado com o que fazer desempregado, preparamos algumas dicas para o ajudar. Vejamos abaixo:
Inscreva-se no centro de emprego
Mesmo que não tenha direito a pedir qualquer subsídio de desemprego, mesmo assim é importante que se inscreva no centro de emprego mais próximo de si. Isto acontece porque você pode ser chamado através do centro para entrevistas de emprego, relativo a ofertas que não são publicitadas noutros locais.
Experimente as agências de trabalho temporário
Uma das formas mais fáceis de passar o tempo e ganhar dinheiro enquanto você procura o emprego pretendido é conseguir trabalho temporário através de uma agência especializada. Embora não seja uma solução duradoura, poderá, pelo menos, permitir-lhe ter alguma autonomia financeira, ao mesmo tempo que melhora o currículo e aumenta a sua experiência profissional.
Otimize a sua procura de emprego
Se está à procura de emprego, então não deve depender somente do centro de emprego. É importante que você próprio procure emprego, recorrendo às diversas fontes onde são diariamente publicadas novas oportunidades. Procure emprego em sites, como o Trabalho Certo, em páginas e grupos nas redes sociais, como o Facebook ou LinkedIn, bem como nos tradicionais jornais, nas páginas de classificados e outras. Assim, decerto que conseguirá emprego de forma mais rápida.
Frequente cursos adicionais
Atualmente, mesmo remotamente, você pode frequentar cursos (de preferência com certificado) relevantes à sua profissão e passíveis de melhorarem os seus conhecimentos sobre uma determinada temática, os quais, num cômputo geral, acabam por melhorar o seu currículo. Estes cursos também servem para demonstrar a qualquer responsável pelos recursos humanos que, mesmo desempregado, você manteve-se ativo.
Faça pequenos trabalhos
Enquanto a oportunidade de emprego que pretende não chegue, faça pequenos trabalhos online. Atualmente, existem diversas plataformas, como o Upwork ou o Freelancer.com, que lhe permitem prestar vários serviços, desde traduções até trabalhos de programação.