O que fazer quando é despedido do seu emprego

Ser despedido, infelizmente, é algo que pode acontecer a qualquer pessoa, mesmo que não tenha qualquer culpa, pelo que, de forma a estar preparado para esta eventualidade, é sempre importante saber o que fazer quando é despedido do seu emprego.

Contudo, antes de nos focarmos no que fazer quando se é despedido, é importante manter o ânimo e o positivismo. Por vezes, um despedimento é inevitável pelo que, independentemente das razões, é essencial que não fique desanimado(a) a pensar nas potenciais causas, pelo contrário, deve-se, sim , focar no que irá fazer a seguir e como poderá encontrar um novo emprego.

Descubra o que fazer quando é despedido do seu emprego

O término de uma relação laboral, por vezes, resulta também no início de uma aventura profissional distinta e até melhor. Nesse sentido, vejamos abaixo algumas dicas que o poderão ajudar:

Verifique a legitimidade do seu despedimento – Se você foi dispensado ao abrigo do término do seu contrato, há que acatar a decisão, porém, se foi despedido sem justa causa, é importante que se informe adequadamente dos seus direitos, pois poderá ter direito a uma potencial indemnização.

Mantenha uma fonte de rendimentos – Se foi despedido, é importante que verifique os requisitos associados à concessão do subsídio de desemprego, para saber se você pode candidatar-se ao mesmo, de forma a manter uma fonte de rendimentos até conseguir arranjar outro emprego.

Atualize a sua carta de apresentação e currículo – É importante que atualize estes documentos, mas não é necessário fazer referência ao seu despedimento, de forma a manter uma certa aura de positivismo à sua potencial candidatura. Refira qual o cargo que pretende na sua carta de apresentação e dê ênfase às competências que tem para o seu desempenho.

Inscreva-se no centro de emprego – Se for despedido, é importante que se registe no centro de emprego mais próximo de si. Isto permite-lhe ter acesso a programas de estágios, bem como a oportunidades de trabalho que dificilmente obteria de outra forma.

Procure por oportunidades de trabalho – Esteja atento a todas as oportunidades de trabalho que são publicadas, não descurando também eventuais candidaturas espontâneas para empresas passíveis de estarem interessadas nos seus serviços.

Antes de adotar quaisquer medidas, poderá inclusive tirar alguns dias de férias e aproveitar para, com cabeça fria, pensar racionalmente no que quer fazer e nas opções que tem ao seu dispor.

Comentários