Como parar de ser um workaholic

As empresas procuram colaboradores que valorizam o trabalho, que consigam realizar atempadamente as suas tarefas e representem condignamente as mesmas, contudo, é preciso diferenciar um trabalhor dinâmico e produtivo de um workaholic, pois essa condição não é saudável e pode vir mesmo a causar problemas.

O que é um workaholic?

Ser workaholic significa que se valoriza mais o trabalho do que qualquer outra atividade, sendo passível de afetar negativamente a saúde, a vida pessoal e familiar, além do próprio trabalho.

Um colaborador pode ser trabalhador, dedicar muitas horas à empresa onde trabalha e, mesmo assim, ter tempo para despender com as pessoas que mais ama e usufruir dos seus próprios passatempos nos tempos livres. Estas são pessoas que trabalham arduamente, mas de forma saudável. Pelo contrário, quando se dedica todo o tempo à atividade laboral e não se tem quaisquer outros interesses para além do trabalho, pode existir um vício com repercussões negativas sobre a sua vida.

Como parar de ser um workaholic

Se você acha que é viciado em trabalho, então pode estar na altura de tomar algumas medidas drásticas, para bem da sua saúde, bem como da sua vida pessoal e familiar. Vejamos alguns passos que pode dar nesse sentido:

Arranje um passatempo

Para descontrair após o trabalho, arranje um passatempo que goste mas que não tenha nada a ver com o mesmo. Se puder integrar os seus amigos ou família no passatempo ainda melhor.

Coloque limites

É importante que coloque limites a si próprio, obrigando-se a ficar no local de trabalho somente as horas realmente necessárias, deixando de ficar até mais tarde. Embora possam haver dias excecionais, deverá, sempre que possível, evitar as horas extra.

Durma o suficiente

Não adianta ficar de forma contínua até mais tarde no trabalho se não dormir horas suficientes. Se não dormir o suficiente, cerca de 7 a 8 horas, isto pode afetar a sua produtividade ao longo do dia.

Pense na sua saúde

Mesmo que queira obter uma promoção e ver o seu trabalho reconhecido, deverá abrandar. Trabalhar demasiado pode afetar o seu corpo, quer fisicamente, quer mentalmente. Além disso, tenha atenção à alimentação e não descure o exercício físico.

Tenha atividades no exterior

Se está fechado num escritório muitas horas, quando sair do local de trabalho, despenda algum tempo, mesmo que pouco, no exterior. Pode aproveitar para fazer uma caminhada, durante 30 minutos, para relaxar e reduzir os níveis de stresse.

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