Apoios para a realização de estágios via IEFP
Uma das melhores formas que uma pessoa, atualmente desempregada, encontra para se manter ativa é, indubitavelmente, através da realização de estágios profissionais, por isso, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, como forma de promover o emprego e a formação prática em contexto de trabalho, tem vindo a apoiar o desenvolvimento de vários programas de estágios. Contudo, quais são os estágios via IEFP que tem ao seu dispor?
Estágios via IEFP passíveis de apoio efetivo
Os estágios que encontramos com o apoio do IEFP são uma medida financiada pelo Portugal 2020, um acordo de parceria realizado entre o país e a Comissão Europeia, nomeadamente:
- Estágios Emprego – Estes estágios têm a duração de 9 meses e têm como objetivo facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho ou, por outro lado, a reconversão profissional de pessoas atualmente desempregadas.
- Reativar – Trata-se de estágios com a duração de 6 meses, que destinam-se a pessoas que já se encontram numa situação de desemprego há muito tempo, devendo as mesmas ter uma idade igual ou superior a 31 anos.
Ambos os estágios referidos acima gozam de um conjunto de apoios distintos, quer para a entidade promotora, quer para os estagiários, com a comparticipação do vencimento mensal, subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho, pelo que permite conferir todas as condições necessárias para a empresa e estagiário de desenvolverem um programa de estágio de qualidade, com vantagens efetivas para ambas as partes.
Quem pode promover e candidatar-se a estágios via IEFP
Para poder promover um estágio com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a entidade promotora tem de cumprir com as obrigações legais e regulamentares associadas a cada programa de estágio, incluindo as suas obrigações fiscais e contributivas. Por outro lado, os candidatos à realização de um estágio profissional devem estar inscritos nos serviços de emprego e reunirem as condições necessárias para poderem efetuar o estágio pretendido.
Devido às diferentes especificidades, condições e requisitos de cada tipo de estágio supracitado, no site do IEFP poderá encontrar a ficha de cada estágio, bem como outras informações importantes quer para as entidades promotoras, quer para os estagiários.