Aprenda a fazer um plano de feiras de emprego

Com os índices de desemprego a manterem-se elevados no país, o panorama continua a não ser muito animador para quem se encontra no desemprego. Todavia, mesmo assim, pontualmente, existem algumas oportunidades no mercado que não descurar, nomeadamente nas feiras de emprego.

Já aqui falamos nas vantagens de visitar uma feira de emprego, contudo, ainda não abordamos como você pode fazer um plano que o leve efetivamente a usufruir das mesmas e, assim, aumentar de forma exponencial a sua possibilidade de conseguir um emprego rapidamente, em detrimento de esperar uma chamada do centro de emprego mais próximo.

Faça um plano de feiras de emprego com 3 passos

Para podermos delinear um plano de feiras de emprego realmente eficiente, é preciso ter em linha de conta diversos aspetos, que englobam a identificação das feiras, o local das mesmas, toda a logística, transportes, entre outros, os quais deverá ter em linha de conta se desejar comparecer nas feiras mais relevantes para si. Vejamos abaixo alguns aspetos a ter em consideração na conceção do seu plano:

  1. Estar atento aos órgãos de comunicação social – Todos os anos, existem várias feiras de emprego no país, sendo que algumas são recorrentes e anuais, como é o caso da IBS Career Forum, para os alunos matriculados na instituição, ao passo que outras não o são e acontecem somente uma vez. Por isso, deverá estar particularmente atento aos órgãos de comunicação social, uma vez que as feiras de emprego, normalmente, são divulgadas nos mesmos com alguma antecedência.
  2. Identificar as feiras que quer visitar – Naturalmente, não tem de visitar todas as feiras a realizar no país, uma vez que existem vários tipos de feiras, para destinatários diferentes. Nesse sentido, deverá identificar de antemão quais são as feiras mais relevantes para as suas habilitações e objetivos, para que se possa concentrar nas mesmas.
  3. Verificar os aspetos logísticos – Normalmente, as feiras são realizadas em grandes centros urbanos, como é o caso da cidade de Lisboa ou Porto, por isso, se vive em zonas do país mais afastadas, é importante verificar todos os aspetos logísticos da sua deslocação às feiras que pretende visitar, como a forma de transporte, custos, alojamento, se necessário, bem como quaisquer outros aspetos que achar pertinentes.

Após seguir estes 3 passos, apenas tem de preparar o seu currículo e preparar-se para potenciais entrevistas, de forma a conseguir propostas de emprego nas feiras que visitar.

Comentários