Como fazer um bom currículo
Se ainda não sabe como fazer um bom currículo, pode estar a deixar escapar uma oportunidade de conseguir emprego para outra pessoa que tem já o seu currículo otimizado. Na realidade, um bom currículo nem sempre é fácil de fazer, sendo que algumas pessoas procuram mesmo ajuda profissional para criar um curriculum vitae de acordo com os parâmetros de qualidade que muitas empresas procuram.
Ao longo dos últimos anos, houve diferentes alterações que foram sendo implementadas ao nível do currículo, desde as fontes, formatação, modelos de currículo, entre outros aspetos, porém, os elementos básicos e inerentes a um bom currículo continuam sendo os mesmos, os quais são muitas vezes descurados quando se optam por currículos demasiados elaborados, em detrimento de currículos simples.
Então, como fazer um bom currículo?
Independentemente do modelo que você usa (sendo que, atualmente, o Europass é o mais comum), existem elementos que qualquer currículo deve invariavelmente conter, como:
Identificação – A identificação do candidato inclui a nome, nacionalidade, naturalidade, data de nascimento, filiação, endereço, bem como outros contactos, devendo ainda conter número associado ao seu cartão de cidadão.
Formação escolar – Nesse sentido, deve incluir no seu currículo quaisquer diplomas que possa ter, menções que tenha recebido, classificações, bem como potenciais cursos e formação especializada profissional.
Experiência profissional – Esse elemento é um dos seus melhores cartões de visita e, por isso, deve incluir qualquer experiência profissional que tenha relevante para o cargo em questão, podendo incluir funções e carreira profissional, estágios, potenciais bolsas que tenha recebido, atividades desenvolvidas, eventuais publicações, elementos que devem estar dispostos no seu currículo de forma cronológica.
Outros elementos a ter em consideração
Estes são os elementos mais importantes de um curriculum vitae, pois um documento desta natureza deve ser conciso, com apresentação de informação objetiva, devidamente seletiva, bem como inteligível.
A estrutura geral do currículo e a sua apresentação gráfica coerente deve ser mantida ao longo do mesmo, apesar da potencial variação dos elementos nele contidos, que podem ser distribuídos de forma distinta ao longo do documento, de forma a dar ênfase às informações mais importantes para a candidatura em questão.
Além disso, como fazer um bom currículo não pode ser dissociado do bom português, qualquer documento afim deve ter um texto cuidado, verbalmente correto, sem erros ortográficos ou gramaticais, de forma a otimizar as suas hipóteses de se destacar no meio de outras potenciais candidaturas.