Como conseguir trabalho quando finalizar o seu curso

Quando nos aproximamos paulatinamente do final do percurso académico, em concreto de um curso profissional ou de uma licenciatura, começam a surgir as preocupações relacionadas com a empregabilidade, isto é, sobre como conseguir trabalho, devido às dificuldades inerentes à transição entre a instituição de ensino para a empresa.

Embora algumas instituições de ensino ou cursos já prevejam, de certo modo, a integração no mercado de trabalho, através de protocolos, bem como de programas de estágios próprios para o efeito, é certo que nem todos oferecem essas condições, pelo que é útil preparar-se atempadamente para o período em questão, de forma a conseguir trabalho rapidamente.

Como conseguir trabalho quando finalizar o seu curso

Nesse sentido, se está a finalizar o seu curso e não tem ainda perspetivas profissionais para começar a trabalhar, existem algumas medidas que pode colocar em prática para aumentar exponencialmente as probabilidades de conseguir trabalho quando finalizar o curso, como:

Alargar a sua rede de contactos – O networking é uma das melhores formas atuais de conseguir trabalho, por isso, alargue a sua rede de contactos profissionais, quer online, através de plataformas existentes para o efeito como o LinkedIn, quer offline, contactando com outras pessoas ligadas ao seu ramo, para que possam conhecer o seu perfil profissional.

Divulgar que procura trabalho – No que concerne a procurar trabalho, não adianta esconder, pelo contrário, quantas mais pessoas souberem que se encontra ativamente à procura de uma oportunidade de trabalho melhor, por isso, aborde o assunto com familiares, amigos e antigos colegas, pois poderão informar-lhe assim que souberem de uma potencial vaga disponível.

Estar atento a programas de estágios – A realização de um estágio é uma das melhores formas de se integrar mais facilmente no mercado de trabalho. Para esse efeito, existem atualmente diversos programas aos quais se pode candidatar, uns totalmente privados, como são os promovidos pontualmente por grandes empresas, e outros com a ajuda do estado, nomeadamente os programas com apoio do IEFP.

Enviar o seu currículo para empresas – Os centros de emprego têm milhares de pessoas inscritas nos mesmos, ou seja, muita concorrência para si, por isso, não dependa dos mesmos e, pelo contrário, envie de antemão o seu currículo para empresas que possam estar interessadas nos seus serviços, após fazer uma pesquisa rigorosa sobre as mesmas.

Embora não sejam medidas infalíveis, poderão decerto aumentar as suas hipóteses de conseguir trabalho rapidamente quando finalizar o seu curso.

Comentários