Como conseguir um emprego depois dos 40
O mercado de trabalho é bastante competitivo, especialmente em Portugal, onde a procura de emprego é substancialmente maior do que a oferta. Naturalmente, face à concorrência existente, a idade é, por vezes, um aspeto que é levado em linha de conta pelos empregadores, o que dificulta a vida de quem procura um emprego depois dos 40.
Por vezes, parece haver um fator psicológico discriminatório, bem como um certo estigma em recrutar pessoas com idade superior a 40 anos, contudo, não deve ficar desmotivado perante essa realidade e, com base na mesma, delinear um plano ou, se preferirmos, estratégias para conseguir um emprego depois dos 40.
Estratégias para conseguir um emprego depois dos 40
No que concerne a conseguir um emprego, não existe um plano infalível para o conseguir, mas, sim, estratégias válidas que o podem ajudar nesse intento, como:
Atualize o seu currículo – Para se candidatar com sucesso a uma potencial vaga de emprego, deve começar por atualizar o seu currículo. Dê ênfase aos cargos relevantes para o emprego que pretende e mais atuais, em detrimento de cargos que teve há uma década atrás, não esquecendo de atualizar a secção referente à sua educação e formação profissional.
Mantenha-se atualizado com a sua profissão – Manter-se atualizado com a sua profissão ou indústria onde deseja trabalhar, independentemente de ser através do estudo de potenciais novos procedimentos, técnicas, software ou através de ações de formação, é importante para se mostrar devidamente preparado para assumir um determinado cargo caso seja chamado para uma potencial entrevista de trabalho.
Registe-se nas redes sociais – O registo e manutenção de um perfil profissional em redes sociais, como o LinkedIn, pode ser uma excelente forma não só de encontrar mais ofertas de emprego, mas também de mostrar que está a par das novas tecnologias, o que é muito importante para certas empresas.
Prepare-se para entrevistas de trabalho – Independentemente da idade, deve-se estar sempre preparado para uma entrevista de trabalho. Nessa idade, contudo, é importante que não mostre nenhuma debilidade física (deve manter-se ativo fisicamente), pelo contrário, deve ser energético nas suas intervenções, vestir-se de acordo com a importância do cargo e preparar-se atempadamente para quaisquer questões sobre a empresa em questão.
Além disso, deve ter expectativas salariais realistas, não deixando de aceitar uma determinada oferta de emprego somente porque não atinge os patamares salariais do seu antigo emprego, pois, no futuro, pode sempre negociar o mesmo.