Cursos superiores com mais saídas profissionais
A escolha do curso superior mais adequado para si é sempre uma decisão que deve ser muito bem ponderada, pois é preciso ter em linha de conta quais os cursos superiores com mais saídas profissionais, de modos a salvaguardar o seu futuro profissional.
Outrora, decerto que muitas pessoas optavam única e exclusivamente por um curso superior para o qual tivessem aptidão, contudo, atualmente, devido a fatores relacionados com os níveis de empregabilidade no país, esta já não é uma decisão que se tome de ânimo leve, pelo contrário. Nesse sentido, deve escolher o curso superior mais indicado para si, que se possa conjugar não só com o seu perfil, mas também com a procura existente no mercado por profissionais com a sua licenciatura, para fomentar as suas possibilidades de obter um emprego facilmente.
Conheça os 5 cursos superiores com mais saídas profissionais
Existem vários cursos superiores cujos índices de desemprego são próximos do 0% e, nessa ótica, encontramos:
- Curso de Medicina – O curso de medicina continua como o curso com mais saídas profissionais no país, em universidades como a Universidade de Lisboa, Coimbra, Nova de Lisboa ou Porto (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar).
- Curso de Gestão – Os cursos de gestão continuam a revelar bons índices de empregabilidade, mas não menos importante é a escolha da universidade. A Universidade dos Açores, bem como a Madeira, nesse aspeto, apresentam excelentes resultados, cujos alunos enfrentam uma taxa de desemprego muito baixa.
- Curso de Engenharia Informática – Se tem aptidão para a área, os cursos de engenharia informática tem bons níveis de empregabilidade, especialmente quando os formandos são originários da Universidade da Madeira ou da de Coimbra.
- Curso de Enfermagem –Apesar do surto de emigração que se verificou recentemente em enfermeiros à procura de novas e melhores oportunidades, o certo é que o curso de enfermagem, especialmente em universidades como a da Madeira e a dos Açores, continuam a registar bons índices de empregabilidade.
- Curso de Ambientes Naturais e Vida Selvagem – Este curso, apesar de ter formado poucos alunos nos últimos anos, apresenta uma taxa de 0% de formandos inscritos nos Centros de Emprego, o que demonstra a sua capacidade de empregabilidade.
De forma sucinta, estes são os cursos superiores com mais saídas profissionais em Portugal, pelo que, se frequentar com sucesso um dos mesmos, estará a potenciar as suas próprias hipóteses de obter no futuro um emprego.