Como Deixar o Emprego da Forma Certa
Se está insatisfeito no seu trabalho, a dada altura decerto que já pensou no que poderia dizer ao seu patrão na hora de sair, contudo, de forma a não se deixar levar pelas emoções, é necessário pensar atempadamente sobre como deixar o emprego da forma certa.
O mercado de trabalho em Portugal continua instável e esse facto não abona em favor de comportamentos inadequados por parte dos trabalhadores para com as entidades patronais, que poderiam resultar em incompatibilidades entre as partes, uma situação prejudicial para quem, no futuro, pretende manter uma ligação com a sua antiga empresa.
Então, como deixar o emprego da forma certa?
Para que não aconteçam situações passíveis de darem azo a problemas entre os trabalhadores e empregadores, se pretender deixar o seu emprego, existem alguns aspetos que deve ter em consideração para sair da forma certa da empresa, por isso:
Pense nas suas opções – Antes de entregar a sua carta de demissão deve ponderar nas suas opções, quer dentro da atual empresa, quer fora da mesma. Tem uma outra oferta de trabalho ou conseguirá arranjar trabalho rapidamente? Estãs são questões que devem ser devidamente pesadas.
Avise atempadamente – Quer você esteja a contrato ou esteja efetivo numa empresa, existem diferentes prazos de aviso prévio que devem ser respeitados, não só para que possa receber tudo a que tem direito, mas também para que o seu patrão possa colmatar a sua vaga com tempo.
Entregue a sua carta de demissão – Para formalizar o seu pedido, deve apresentar uma carta de demissão, a qual deverá respeitar certos parâmetros para ser considerada como correta, incluindo dados como o seu nome, data de entrega da carta, alusão ao dia em que deixará a empresa, entre outros elementos.
Seja honesto e claro – Quando entregar o seu pedido de demissão, o responsável pelos recursos humanos poderá querer falar consigo. Contudo, se lhe perguntarem porque está a sair, seja honesto e claro, dando informações e eventuais factos que lhe levaram a procurar algo de diferente para o seu percurso profissional. Acima de tudo, não despeje as suas emoções, com acusações e situações desconfortáveis que possam suscitar um mal-estar entre as partes.
Mantenha o profissionalismo – No período de transição até à sua saída, mantenha o seu profissionalismo, de forma a assegurar que o trabalho decorre dentro da normalidade e que você termina quaisquer eventuais tarefas que lhe tenham delegado.