Dicas para arranjar Emprego rapidamente

Nos últimos anos, o panorama da empregabilidade em Portugal não foi muito animador, todavia, com o retomar da economia, os índices de empregabilidade têm vindo a melhorar paulatinamente. Isto significa que atualmente existem mais ofertas ao seus dispor, porém, uma vez que a procura não abrandou e, como tal, tem de competir com outros potenciais candidatos a vagas de emprego, é importante saber algumas dicas que poderão fomentar as suas hipóteses de arranjar emprego rapidamente.

5 dicas para arranjar emprego rapidamente

  1. Networking – Um aspeto muitas vezes descurado por quem está desempregado ou gostaria de mudar de emprego é o networking, isto é, a sua rede de contactos, quer pessoais, quer profissionais. Se está desempregado, não tenha problema em tornar público que está ativamente à procura de emprego, abordando familiares, amigos, bem como antigos colegas de trabalho.
  2. Procura ativa – Muitas pessoas, apesar de desempregadas, têm uma postura passiva perante o mercado de trabalho, o que diminui as suas hipóteses de arranjar um emprego rapidamente. Para começar a trabalhar de forma célere, é importante que uma pessoa seja ativa, consultando diariamente as novas vagas nos mais diversos locais existentes para o efeito, desde os sites relacionados com ofertas emprego, a secção de classificados da imprensa escrita, entre outros.
  3. Otimize o seu currículo – Para melhorar as suas hipóteses de conseguir um determinado emprego, é importante que otimize o seu currículo, de forma a que o mesmo enfatize as suas capacidades profissionais que se enquadram na oferta em questão. Além disso, uma carta de apresentação que sumarize as mesmas é também fulcral para obter não só emprego rapidamente, mas o cargo que pretende.
  4. Presença nas redes sociais – Atualmente, é bastante importante que se esteja nas redes sociais e, em muitos casos, os empregadores consultam redes sociais como o LinkedIn ou Facebook para avaliar o perfil do candidato em questão. Nessa ótica, é importante que tenha páginas pessoais ou profissionais nestas redes sociais bem cuidadas, caso sejam consultadas por potenciais empregadores.
  5. Prepare-se para as entrevistas – A entrevista de emprego é uma parte inerente do processo de recrutamento e o primeiro passo para conseguir ser contratado. Por isso, deve-se preparar adequadamente para a mesma, munindo-se de todas as informações possíveis sobre a empresa e cargo em questão, para estar habilitado a responder a qualquer pergunta que lhe possam fazer. [veja o nosso artigo Como se preparar para uma Entrevista de Emprego]

Comentários