Erros no currículo que lhe podem custar um emprego

O seu currículo é a sua primeira forma de contacto com um potencial empregador e, nesse sentido, é preciso estar a atento a erros no currículo que lhe podem custar o emprego.

Isto acontece porque, devido à elevada concorrência que existe atualmente no mercado, com cada vez mais pessoas a procurarem emprego, a presença de erros no currículo pode fazer com que os recursos humanos das empresas prefiram outra candidatura, em detrimento da sua.

5 erros no currículo que lhe podem custar o emprego

Devido à importância do seu currículo, o mesmo não deve ser descurado e, nessa ótica, você deve evitar:

Colocar demasiada informação – Deve-se procurar colocar somente a informação relevante para o cargo em questão no seu currículo. Apesar da experiência profissional ser, naturalmente, importante, pode evitar colocar dados ou experiências profissionais que sejam completamente irrelevantes para o cargo, especialmente quando já teve inúmeros cargos ao longo da sua carreira.

Cometer erros ortográficos, gramaticais – Embora pareçam simples de evitar, é indubitável que os erros ortográficos e gramaticais são também bastante comuns, podendo prejudicar a sua candidatura, uma vez que indicam que você não prestou atenção aos detalhes do seu próprio currículo. Por isso, deve usar sempre uma ferramenta de processamento de texto atualizada, para evitar este erro.

Inserir informação de contacto incorreta – Deve prestar atenção à sua informação de contacto, nomeadamente o telefone ou e-mail, certificando-se que a mesma está correta. Pois, caso contrário, o empregador pode tentar entrar em contacto consigo e não conseguir, o que decerto colocará em causa a sua candidatura.

Mentir – Mentir nunca é uma boa ideia, por muito que queira melhorar as suas habilitações ou experiência profissional. Por isso, nunca deve mentir, até porque pode ser descoberto numa futura entrevista de emprego, fazendo com que perca as hipóteses de conseguir o cargo pretendido.

Optar por uma formatação inadequada – A não ser que se esteja a candidatar a um cargo de designer ou afim, é recomendado que opte por um currículo simples, em detrimento de um currículo cuja formatação prejudique a leitura do mesmo.

Além disso, antes de enviar o seu currículo, deve ler sempre o mesmo, para se certificar que está tudo em conformidade, não se esquecendo de anexar ao curriculum vitae a sua carta de apresentação.

Comentários