Medidas do IEFP de apoio ao empreendedorismo
No âmbito do seu apoio ao empreendedorismo e para fomentar o emprego, o IEFP disponibiliza um conjunto de instrumentos para promoção do mesmo, que assenta mais concretamente em quatro medidas do IEFP de apoio ao empreendedorismo distintas, de forma a englobar o maior número possível de pessoas e projetos.
Conheça as medidas do IEFP de apoio ao empreendedorismo
Portanto, no que concerne às medidas de apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional ao empreendedorismo, encontramos as seguintes:
Criação Próprio Emprego – Trata-se numa medida que se baseia no apoio a projetos de criação de emprego, nomeadamente aos beneficiários que se encontram a usufruir de prestações de desemprego, através da sua antecipação, desde que garantam a sua própria empregabilidade.
Criação Empresas – Trata-se de um programa de apoios que visa a criação de pequenas empresas com fins lucrativos, ao permitir aos beneficiários o acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro.
Investe Jovem – Programa de apoios financiados pelo Portugal 2020, com modalidades distintas, que consiste num suporte à criação de empresas por parte de jovens desempregados, que tenham uma ideia de negócio viável.
Microcrédito – Destinado a pessoas com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, esta medida tem como objetivo apoiar as mesmas na criação de empresas, permitindo-lhe que tenham acesso a crédito em projetos que envolvam investimentos baixos.
Além destas medidas concretas, podemos ainda encontrar outro tipo de apoios, como o apoio técnico, o que permite ajudar as pessoas a criarem e a consolidarem os seus projetos, bem como outros programas de ajuda desenvolvidos em parceria com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
Para se familiarizar melhor com cada programa, até porque estas medidas podem ser conjugadas com outro tipo de apoios, naturalmente, poderá visitar o site do IEFP e verificar com atenção os aspetos inerentes a cada programa de apoio, para que, se assim entender, candidatar-se a um dos mesmos.