Conheça as medidas do IEFP de apoio ao desemprego

Segundo uma estimativa provisória facultada pelo Instituto Nacional de Estatística, em janeiro de 2016, a taxa de desemprego registada no país situava-se nos 12,2%, o que continua a ser uma percentagem significativa. Por isso, muitos portugueses continuam no desemprego e procuram por novas oportunidades de regressarem ao ativo, razão pela qual é importante estar familiarizado com as medidas do IEFP de apoio ao desemprego.

Medidas do IEFP de apoio ao desemprego

De forma a combater o desemprego, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) disponibiliza vários tipos de programas ou, se preferirmos designar de outra forma, apoios, nomeadamente:

Contrato Emprego Inserção – Existem dois programas promovidos com esta denominação (sendo que um tem somente a variante + como elemento distintivo), com algumas características diferentes, em especial em relação aos seus destinatários, como, exemplo, pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, sendo que ambos visam a realização de trabalho socialmente necessário.

Criação do Próprio Emprego/Empresa – No âmbito do seu apoio à criação de emprego e empreendedorismo, o IEFP dá apoio financeiro adicional a beneficiários do subsídio de desemprego, desde que criem um projeto que englobe a sua própria empregabilidade, através de programas existentes para o efeito, como o Programa Investe Jovem para jovens com menos de 30 anos.

Emprego Jovem Ativo – Trata-se de uma medida para fomentar o emprego entre jovens com uma idade compreendida entre os 18 e os 29 anos, que oferece uma experiência real em contexto de trabalho, num projeto de 6 meses.

Estágios Emprego – Tratam-se de estágios destinados a pessoas com idade entre os 18 e os 30 anos (ou mais, dependendo das suas habilitações), com duração de 9 meses, com vista a promover a inserção no mercado de trabalho ou a reconversão profissional.

Reativar – É um programa de estágio, com a duração de 6 meses, destinado a pessoas com mais de 31 anos e que nunca tenham participado de um programa afim financiado e que, em simultâneo, encontram-se desempregadas há muito tempo.

Como cada programa apresenta especificidades próprias, de forma a familiarizar-se melhor com os programas de apoio veiculados acima, poderá visitar o site da IEFP e, deste modo, verificar se reúne as condições para se candidatar a um dos mesmos.

Comentários