O que não deve fazer no início de um novo emprego
O início de um novo emprego é, por vezes, uma experiência desafiadora. Isto acontece porque você tem de adaptar a uma nova cultura de trabalho, aprender todos os aspetos inerentes ao desenvolvimento das tarefas que lhe forem delegadas e, concomitantemente, causar uma boa impressão.
Nessa ótica, é importante estar familiarizado não só com o que deve fazer, mas também com o que não deve fazer no início de um novo emprego, de forma a potenciar as suas hipóteses de impressionar os seus colegas e chefes e permitir-lhe continuar na empresa, através de uma prorrogação do seu contrato ou, pelo contrário, através da sua efetividade.
Descubra o que não deve fazer no início de um novo emprego
No início de um novo emprego, tudo o que faz é supervisionado e controlado, pelo que, de forma a conquistar a confiança e demonstrar a sua prestabilidade em contexto de trabalho, existem uma série de situações que deve procurar evitar, como:
Chegar atrasado – Não ser pontual e, pior, chegar atrasado, é um problema, pois a forma como começa o seu dia é um dos principais aspetos controlados pelos seus superiores hierárquicos. Por isso, deve planear com a devida antecedência a sua viagem até ao trabalho, controlando o tempo que leva até chegar, de forma a certificar-se que chega a horas.
Questionar a liderança – Embora seja sempre importante que, quando entrar ao ativo, faculte algumas sugestões no sentido de otimizar o seu trabalho, não deve questionar a liderança nem as ordens que lhe são dadas.
Revelar demasiado sobre si – Até conhecer melhor os seus colegas de trabalho e saber em quem confiar, nunca deve revelar demasiado sobre si aos mesmos, para que essa informação não possa reverter contra si, podendo ser usada como boatos por pessoas mal intencionadas, o que é uma situação de todo evitável.
Ser arrogante – Mesmo que tenha sido recrutado para um cargo com alguma relevância ou que implique que supervisione o trabalho de outros colegas, nunca deve ser arrogante ou convencido. Deve, sim, ser humilde e aproveitar os primeiros meses para se familiarizar com todos os aspetos do seu trabalho, bem como para conhecer todos os colegas.
Tendo em atenção os aspetos supracitados e atuando segundo os mesmos, decerto que poderá causar uma boa impressão a todas as pessoas que trabalharem consigo, nos seus primeiros meses num novo emprego.