Os Benefícios de uma Carta de Recomendação
A carta de recomendação, comumente designada de carta de referência, é um documento no qual o seu autor avalia as características, qualidades e capacidades profissionais de outra pessoa, no desempenho de uma determinado função ou tarefa.
Quando devidamente associada ao seu currículo, é uma ferramenta de valor inestimável para conseguir o cargo que almeja, após ter saído de um emprego anterior, quer por iniciativa própria, quer por iniciativa da entidade patronal.
A saída de uma empresa pode, por vezes, gerar um sinal de alerta junto de muitos potenciais empregadores, contudo, independentemente das razões que o levaram a sair de uma determinada empresa, a carta de recomendação permite dissipar quaisquer dúvidas, realçando o seu desempenho profissional.
Quais são os benefícios de uma carta de recomendação?
Se ainda não está convencido dos reais benefícios de uma carta de recomendação, vejamos abaixo mais algumas informações sobre como este documento pode-lhe ajudar a conseguir o emprego que pretende:
Aumenta a confiança sobre a sua pessoa – Como é natural, ler um documento sobre como é apreciado por um antigo empregador cria uma imagem de competência, bem como um certo aura de confiança sobre a sua pessoa, que pode ser decisivo no processo de recrutamento. Para o empregador, uma carta afim pode eliminar a ansiedade sempre presente nessas situações, certificando-se que escolhe a pessoa mais indicada para o cargo.
Confere credibilidade à sua candidatura – Um empregador recorre a uma carta com essas características para confirmar a sua experiência profissional, feitos e capacidades. Esta é também uma forma de facultar dados aos recursos humanos que não podem ser vistos através do currículo. Quando a carta tem referências a um cargo específico para o qual está a se candidatar, pode aumentar significativamente as suas hipóteses de conseguir o cargo, em detrimento de outra pessoa.
Facilita a avaliação da sua candidatura – Normalmente, uma oferta de emprego implica que se receba inúmeras candidaturas. Por isso, quando se pretende saber referências sobre os candidatos, essa pode ser uma tarefa demasiado morosa. No entanto, a carta de recomendação coloca-lhe um passo à frente de outros candidatos, mostrando desde logo referências suas e facilitando a avaliação da sua candidatura.
Dito isto, apesar dos benefícios da carta de recomendação, deve-se salientar que a mesma não deve ser “embelezada”, nem conter quaisquer exageros, para não ter um efeito contrário ao pretendido. Esta deve, sim, ter palavras e frases positivas sobre o seu desempenho profissional.