Programa Qualifica substitui Novas Oportunidades

O “Novas Oportunidades” foi um programa lançado ainda no governo de Sócrates que promovia o acesso ao ensino. Na altura, o programa foi muito bem recebido e com excelentes níveis de adesão por parte da população adulta, contudo, face ao desinvestimento registado nos últimos anos, bem como aos baixos níveis de inscritos no programa, decidiu-se criar um novo programa de qualificação e formação de adultos, designado de programa Qualifica.

Portugal conta com aproximadamente 3 milhões de pessoas adultas que não terminaram o ensino secundário, inclusive adultos jovens, pelo que este programa visa reduzir esse número, melhorando a formação das pessoas em questão, bem como as suas perspetivas profissionais futuras.

Em que consiste o programa Qualifica?

Em analogia com o “Novas Oportunidades”, este novo programa tem como objetivo a formação da população adulta ativa para que as pessoas que não tiveram oportunidade de terminar o ensino secundário anteriormente o possam agora fazer.

Para o conseguir, o número de centros de formação irá ser aumentado, passando de 240 para 300, no espaço de dois anos, os quais passarão a designar-se de Centros Qualifica. Nessa ótica, até ao fim de 2016, o Governo pretende abrir 30 centros, e, em 2017, mais 32, para que as pessoas dos vários pontos do país tenham a oportunidade de usufruir de mais escolaridade.

O programa propriamente dito irá ter algumas novidades em relação ao que vai substituir, pois irá ser criado um sistema de créditos e módulos, bem como o “Passaporte Qualifica”, onde ficará registado o percurso do aluno, bem como as competências que adquirir.

A quem se destina o programa Qualifica?

O programa Qualifica destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, podendo inclusive incluir, de forma excecional, jovens que não se encontram a estudar ou a trabalhar. Portanto, desde que correspondam a estes requisitos, qualquer pessoa poderá registar-se nos centros em questão, de forma a frequentarem o programa.

Com a realização deste programa, pretende-se que cerca de 50% da população adulta ativa tenha condições de concluir o ensino secundário, sendo que, nesta altura, somente cerca de 26,1% encontram-se nessa situação.

Clica aqui para saberes mais informações sobre o programa Qualifica.

Comentários