Qualidades de um Bom Empregado

Os empregadores reconhecem as qualidades de um bom empregado, uma vez que representam uma mais-valia para as empresas.

Por isso, as qualidades que iremos referir abaixo, além de serem bem vistas pelo departamento de recursos humanos de qualquer empresa e, claro, pelo próprio patrão, podem mesmo valer-lhe no futuro uma eventual promoção, em detrimento de outra pessoa.

Por isso, há que ter estes aspetos em atenção para progredir na sua carreira profissional.

As qualidades de um bom empregado que as empresas procuram:

Dinâmico

Empregados demasiado passivos não são bem vistos pela generalidade das empresas. Nesse sentido, há que ser ativo e dinâmico.

Isto pode passar por assumir maior responsabilidade ou realizar tarefas que não estavam previamente escaladas para você, desde que não prejudique o trabalho dos seus colegas. Mostre disponibilidade para atingir objetivos ou resolver problemas.

Educado

Ser educado e acessível é sempre uma qualidade apreciada, quer pelo empregador, quer pelos próprios colegas de trabalho, ajudando a manter um ambiente de trabalho saudável.

Cumprimentar os colegas com um “bom dia” quando chegar ao seu trabalho ou simplesmente dizer “obrigado” quando se justificar pode realmente promover as relações interpessoais na empresa.

Honesto

Um bom empregado é honesto não só na vida, mas também sobre o seu trabalho e qualificações.

A capacidade de analisar o seu trabalho e acolher as sugestões dos colegas, especialmente no início de um novo emprego, é essencial para aprender e progredir.

Pontual

É inegável que qualquer patrão gosta de colaboradores que sejam disciplinados e, nesse âmbito, temos naturalmente a pontualidade.

Nos negócios, tempo é dinheiro, por isso, chegar atrasado ao trabalho ou fazer pausas desnecessárias pode custar dinheiro à empresa. Isto é algo que poderá afetar o seu rendimento, reputação e percurso na empresa.

Trabalhador

O trabalho árduo é sempre bem visto por qualquer empresa ou empregador. Apesar de muitas pessoas referirem nas entrevistas de trabalho que são trabalhadoras e demonstrarem isso mesmo no início de um novo emprego, nem todas o fazem de forma contínua.

Por isso, é preciso ter em mente a importância de trabalhar arduamente como empregado, para o bem da empresa e do seu posto de trabalho, não descurando a possibilidade de uma potencial promoção.

Comentários