Saiba como mudar de profissão de forma segura
Mudar de profissão, independentemente da fase da carreira em que nos encontramos, pode ser uma perspetiva assustadora, especialmente quando a profissão atual nos confere alguma estabilidade financeira, apesar de não corresponder totalmente às expectativas.
De qualquer dos modos, como mudar de profissão é algo que requer a devida ponderação, para fazê-lo de forma segura, deverá saber de antemão o que procura e como consegui-lo, antes de se candidatar a qualquer eventual oferta de trabalho.
Estratégias para mudar de profissão de forma segura
Se está decido a mudar o rumo da sua vida profissional sem preocupações relacionadas com o seu futuro, existem algumas estratégias que pode colocar em prática.
Identificar uma profissão – Se está insatisfeito com a profissão que tem atualmente, para mudar precisa primeiro de identificar uma profissão que gostaria de ter. Nesse sentido, analise as suas habilitações, tanto académicas, como profissionais, e verifique em que profissões as mesmas poderiam ser enquadradas. Depois, em simultâneo, pense nas condições proporcionadas por cada profissão, quer salariais, quer em termos de trabalho, não esquecendo, naturalmente, qual a profissão que lhe faria mais feliz e para a qual julga ter aptidão.
Pesquisar ofertas de trabalho – Nunca mude profissão sem primeiro ter uma oferta concreta de trabalho relativa à sua nova profissão. Nesse sentido, identifique os principais meios ao seu dispor para verificar as ofertas de emprego do momento, quer online, quer offline, e constatar se existem ou não ofertas relativas à profissão que quer desempenhar. Isto permite-lhe saber se existe oferta e, em simultâneo, saber que tipo de habilitações necessita, caso tenha de fazer alguma formação extra para fortalecer o seu currículo.
Candidatar-se aos cargos – Após reunir todas as condições para se candidatar a um cargo com a profissão que pretende, faça-o. Para otimizar as suas hipóteses de sucesso, deverá construir e enviar uma carta de apresentação personalizada, bem como um currículo profissional, para impressionar qualquer responsável por um departamento de recursos humanos, nunca esquecendo de fazer algumas questões ao mesmo numa eventual entrevista de trabalho sobre as condições que lhe esperam na empresa caso seja recrutado.
Mudar de profissão está ao seu alcance, desde que reconheça e aceite as alterações que esta mudança vai provocar na sua vida, para se certificar que toma a melhor decisão possível.