Saiba o que é um Trabalhador Independente

Quer você seja um estudante, quer você seja um trabalhador por conta de outrem, decerto que já ouviu falar do trabalhador independente. No entanto, se não está ainda devidamente familiarizado com o termo, trata-se da pessoa singular que exerce uma determinada atividade profissional sem estar vinculado a um contrato de trabalho ou documento afim e que, nesse sentido, não está englobado no regime geral de Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem.

Para trabalhar como trabalhador independente, em Portugal, é necessário abrir atividade na administração fiscal, a qual, posteriormente, comunica o facto à Segurança Social, para que se possa exercer a mesma em conformidade com as leis que regem o sector.

Vantagens e desvantagens em ser um trabalhador independente

Trabalhar por conta própria em detrimento de por conta de outrem coloca uma série de desafios e, nesse sentido, tem também vantagens e desvantagens, as quais devem ser devidamente ponderadas caso esteja a ponderar abrir atividade.

No que concerne às vantagens, é certo que trabalhar como independente, se tiver sucesso, poderá usufruir de salários mais altos, uma vez que está dependente somente do seu trabalho e é o seu próprio patrão, poderá definir os seus horários e agenda de trabalho, bem como ainda ter os períodos de férias nas alturas que deseja sem estar dependente da escolha de terceiros.

Por sua vez, em relação às desvantagens, é preciso salientar que, neste regime, as pessoas estão sujeitas a um maior risco e pressão no sentido de conseguirem trabalhos que se reflitam na sustentabilidade do negócio todos os meses.

A melhor opção para si está invariavelmente dependente do seu perfil. Se, por um lado, for uma pessoa dinâmica e com vontade de criar o seu próprio negócio, sem estar limitado pelas restrições de um emprego convencional, trabalhar como independente pode ser definitivamente uma opção a considerar. Porém, por outro lado, se for pouco dinâmico e preferir a segurança de uma carreira para a vida trabalhando por contra de outrem, então este regime não é o mais indicado para si.

De qualquer das formas, para obter mais informações sobre a inscrição, bem como os direitos e deveres de um trabalhador independente, poderá visitar o site oficial da Segurança Social, para se familiarizar com tudo o que necessita caso pretenda usufruir deste regime.

Comentários