As vantagens de trabalhar no estrangeiro

Face ao panorama que se vive em Portugal (e não só) em termos de emprego, embora esteja a melhorar paulatinamente, é certo que ainda existe alguma precariedade e até pouca oferta, o faz com que pensemos com maior frequência noutro tipo de soluções, nomeadamente em trabalhar noutro país. Apesar de muitas pessoas ainda se mostrarem avessas a essa possibilidade, é inegável que existem vantagens de trabalhar no estrangeiro.

Nessa ótica, após termos já visto como trabalhar no estrangeiro, é importante que mostremos também as vantagens de trabalhar no estrangeiro, uma vez que estas poderão ser determinantes para si, ajudando-lhe a perceber se quer ficar no seu país de origem ou tentar, pela primeira vez, trabalhar noutro país.

Conheça as vantagens de trabalhar no estrangeiro

Embora o tipo de trabalho a desenvolver noutro país possa ter grandes afinidades com o que pode desenvolver no seu país, existem outros aspetos a ter em conta, uma vez que trabalhar noutro país permite-lhe:

Aprender outra língua – Na aldeia global em que vivemos, cada vez é mais pertinente ser fluente noutras línguas. Isso significa que aprender a língua nativa do país para onde vai trabalhar permite-lhe não só otimizar a sua experiência em termos de trabalho e relações interpessoais, mas também melhorar as suas competências curriculares.

Desenvolver as suas capacidades profissionais – Trabalhar noutro país pode ser desafiante, mas um dos privilégios é que essa situação permite-lhe trabalhar com pessoas e projetos nos quais dificilmente teria oportunidade de o fazer no seu país, possibilitando que desenvolva as suas capacidades na área em questão.

Experienciar uma cultura diferente – Tal como quando viaja de férias para outro país, quando o faz por razões laborais, isto permite-lhe experienciar uma cultura e estilo de vida, em muitos casos, totalmente oposto ao que está habituado, enriquecendo-o a nível cultural.

Ganhar mais dinheiro – Tendo em conta os salários praticados em Portugal, trabalhar noutro país pode ser a oportunidade que precisa para usufruir de um salário mais atrativo, o que não se pode naturalmente descurar.

Naturalmente, apesar das vantagens associadas a trabalhar no estrangeiro, isso não significa que tenha de fazê-lo de forma permanente, pois pode usufruir da experiência durante apenas um curto espaço de tempo, de forma a ganhar mais experiência de trabalho e a melhorar o seu currículo, regressando posteriormente ao seu país de origem quando estiverem reunidas as condições necessárias para o fazer.

Comentários